Churrascaria |
Área de atuação do negócio: Comércio |
PARTICULARIDADES DA ATIVIDADE
Apresentação
Uma churrascaria moderna trabalha, hoje, com pelo menos dez variedades de carnes, além do serviço de acompanhamento do churrasco e de mercadorias como bebidas.
A importância do churrasco na sociedade brasileira pode ser comprovada também nos restaurantes comuns. A churrascaria tornou-se uma opção para almoços rápidos, reuniões familiares ou de pessoas que trabalham na mesma empresa.
Quando se fala em churrasco, fala-se também de uma variedade que pode passar de vinte tipos de carnes. Há ainda um bufê que, em alguns casos, pode oferecer mais de 30 tipos de saladas e acompanhamentos.
Mercado
O Brasil é o campeão mundial de produção de carne. O rebanho brasileiro tem 165 milhões de cabeças e só perde para o da Índia, com 245 milhões. Npo entanto, é do Brasil o maior rebanho comercial do mundo. O consumo "per capita" de carne no país é um dos dez maiores do mundo. São 34,5 quilos por ano. A análise desses dados nos remete à seguinte conclusão: no Brasil, vender carne para churrasco é um excelente negócio.
Estrutura
Deve contar com uma área de aproximadamente de 200 metros quadrados, distribuída em três ambientes distintos: atendimento (mesas), apoio (serviços) e armazenagem.
Equipamentos
Os equipamentos básicos são:
- Mesas e cadeiras
- Churrasqueiras a gás ou carvão
- Freezer’s com capacidade de 600 litros
- Geladeiras
- Fogões industriais
- Materiais diversos de cozinha (talheres, equipamentos em geral como liquidificadores e processadores)
- Chopeiras
Investimentos
Varia de acordo com a estrutura do empreendimento. Exige, em média, um aporte inicial de R$ 200 mil.
Mão-de obra
Como em qualquer outro ramo de negócio, a qualidade da mão-de-obra é fundamental para o sucesso de uma churrascaria. Churrasqueiros, cozinheiros, nutricionistas e gerentes precisam estar atentos à questão da qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Garçons, recepcionistas, manobristas, músicos etc. devem ser treinados para atender bem. Afinal, são são eles que dão calor humano à churrascaria e fazem com que a carne fique ainda mais saborosa.
Localização
Uma boa localização é fundamental para o sucesso de uma churrascaria. Não é indicado um ponto comercial que recebe diretamente o sol da tarde, pois o ambiente torna-se desconfortável.
Matéria-prima
Levantar os fornecedores das matérias-primas é um dos pontos de partida para o sucesso do negócio. A carne, ingrediente básico, deve ser comprada dos melhores fornecedores nacionais e até internacionais.
Os perecíveis, legumes, verduras, frutas etc. podem ser comprados em atacadistas e devem ser adquiridos diariamente. A qualidade dos ingredientes utilizados define o resultado final do produto.
Início
Para o começo do empreendimento, deve-se ter um cardápio limitado a 10 tipos de carnes e um bufê de frios e saladas. As melhores bebidas para acompanhar um churrasco são refrigerantes e o chope. Mas é importante ter à disposição do cliente uma carta com dez tipos de vinho, uísque nacional e estrangeiro (12 anos), além de licores digestivos.
Segredos
O segredo deste tipo de empreendimento é a preocupação com o cliente. Outra dica importante é cuidar da higiene do local. É importante comprar apenas carne que passe por inspeção sanitária e produtos de primeira qualidade, além de ter bons nutricionistas e um excelente processo de congelamento.
Legislação específica
Para abrir uma churrascaria é importante tomar providências como:
- Registro na Junta Comercial
- Registro na Secretaria da Receita Federal
- Registro na Secretaria da Fazenda
- Registro na Prefeitura do Município
- Registro no INSS (quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – procurar Receita Federal)
- Registro no Sindicato Patronal
O candidato a empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações referentes às instalações físicas da empresa e ao Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o Procon para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Este empreendimento está submetido a uma rigorosa legislação de controle sanitário. As principais exigências referem-se às instalações, condições de manipulação e de armazenamento de produtos. Toda a carne deve ser previamente inspecionada pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF). As carnes congeladas e embaladas devem ter etiquetas de origem, tipo de corte, data de embalagem e prazo de validade.
Para mais informações consultar a Anvisa.
Entidades
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
SEPN 515, Bloco B - Edifício Ômega - Brasília - (DF)
70.770-502
Tel. (61) 448 1326 / 1327 / 1303 / 1321
Endereços na Internet:
Anvisa